PORTO SEGURO TV/RÁDIO WEB


. .

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Praias de Caraíva, Bahia

Uma das atividades mais frequentes em Caraíva é caminhar na areia.

Pode-se observar praias de natureza preservada. Os moradores nativos são pescadores e índios Pataxó. De Caraíva a Prado tem kms de praias virgens com pequenas barras para atravessar, falésias, coqueiros, .... Durante a vazante da maré, é possível caminhar por areia dura, as melhores datas são na Lua Cheia.

Praia do Espelho: Caminhe até a Barra de Caraíva e atravesse o rio Caraíva com um balseiro (R$ 2,00) Siga mais 3 km até a Praia do Satu, 4 kms mais até a Ponta do Toque-toque, tem que subir as falésias pela trilha e seguir as indicações, encontrará uma pequena lagoa, continue por caminhos de areia que tem mirantes e desça no final do caminho, caminhe pela praia 2 kms até a Praia do Espelho. As vezes nas rochas pode se ver tartaruga cabeçuda. Não é recomendável caminhar durante a maré alta pois tem trechos que as ondas tocam as paredes das falésias.

Ponta do Toque-toque As tartarugas cabeçudas se refugiam entre as rochas que separam a Praia do Espelho da Praia Satu. Acima das falésias tem varios mirantes onde pode observar elas submergindo e emergindo. A trilha tradicional que os índios Pataxó usavam para chegar a Porto Seguro e Coroa Vermelha, tem aquí um trecho que hoje é ainda preservado. Tem lixeiras para os turistas jogar as garrafas de água vacias na caminhada até Caraíva.

Praia do Satu Atravesse a barra do rio Caraíva a pé ou nadando na maré baixa (muito cuidado com a correnteza nas enchentes e vazantes da maré), caminhe 3 kms na direção norte até a paradisíaca praia do Satu onde tem recifes de corais propícios para a prática de mergulho com snorkel, onde pode apreciar peixes de cores e lagostas. A praia tem varias barracas que oferecem água de coco, bebidas, peixe frito, lagosta e pratos típicos da Bahia. Mais ao norte tem una lagoa de água doce ótima para refrescar a caminhada. Nas noites de verão tem algum luau.

Ponta do Camarão Praia deserta. Tem uma extenção de 2,5km desde a Barra de Caraíva até a Praia Satu.

Praia da Barra A barra do rio Caraíva oferece aos visitantes dois tipos de banho, um com o mar bravo cheio de boas ondas para quem gosta de praticar surf, wind surf ou kitesurf e outro com água extremamente calma na parte do rio. Os índios Pataxó vendem artesanato em forma de colares de sementes, eles montam barracas onde pode degustar acarajés, peixe frito, pastéis, água de coco, refri e cerveja em lata. "A areia é muito quente no verão, não esqueçam os chinelos na pousada".

Piscinas Naturais: Pela praia de Caraíva direção Norte, uma curta caminhada pela beirada da praia, já dentro da Terra Indígena Barra Velha. A 1 km pela praia chegará até as piscinas naturais que se formam na maré baixa. Um pouco mais na frente, num coqueiral onde tem cabanas tradicionais, mora uma familia Pataxó que atende muito bem a quem os visita, aproveite para tomar água de coco natural e comprar artesanato.

Aldeia Mãe Barra Velha: Caminhe 4 kms pela praia direção Norte, tem varias barracas com caminhos que levan a estrada da Aldeia Mãe de Barra Velha, continue os fios de energia para achar a aldeia. Na praça tem venda de artesanato, sementes em forma de colares. Não tem restaurante, tem conveniências. Este passeio também pode ser feito de Buggy.

Porto do Boi: Na praça da Igreja de Caraíva tem os Buggy que levão você a visitar a aldeia Indígena do Porto do Boi.
Com Informação: http://www.caraiva.net.br/praias.php
Por: Eu quero um porto seguro melhor

0 comentários:

Postar um comentário